quarta-feira, 14 de março de 2012

Dicas para o Professor



Educação:

Educação é num sentido geral todos os passos e processos nos quais o indivíduo gradativamente se transforma num adulto inteligente e capaz de compreender sua realidade e transformá-la. O professor de Escola Bíblica Dominical tem a incumbência de formar o individuo, através de seu ensino em alguém consciente do chamado de Deus e da responsabilidade de viver a vida cristã com seriedade. Com este objetivo o professor deve estimular o aluno o amor ou a vontade de aprender, e formar hábitos de estudo independente, já que sua vida cristã depende do conhecimento e da experiência individual. O que se espera do professor é que entenda claramente a verdade antes de senti-la de maneira viva, e assim transmiti-la. O professor que conhece mal ou a metade do que vai ensinar não pode conquistar a atenção dos alunos, porque falta entusiasmo no seu ensino. O entusiasmo pode transformar as verdades em história viva para os que ouvem como para o que fala.
Algumas recomendações ao professor:
-  Amar seus alunos,
-  Precisa conhecer o assunto que vai ensinar. As verdades bíblicas são de pouco significado para o leitor descuidado e para o professor que não estuda. Mas, para aquele que une estas verdades com outras disciplinas, se torna um momento de raro conhecimento.
-  As verdades que são sentidas são transmitidas com entusiasmo.
-  O professor deve conduzir seus alunos a amarem e desejarem conhecer mais do assunto estudado.

O que cabe ao  professor:

1.   Preparar cada lição com dedicação. Cada momento de estudo traz novas experiências que edificam o professor.
2.   Contextualizar o que está sendo estudado. O que enriquecerá a lição e o aluno saberá aplica-la em sua vida cotidiana.
3.   Estudar a lição até que possa domina-la com linguagem familiar. O produto final do pensamento claro é o falar claramente.
4.   Não descansar enquanto não compreender claramente a lição
5.   Ensinar a lição que domina. Não se aventure a trabalhar um conceito que não está bem claro.
6.   Ao estudar a lição use as perguntas: que? como? Por que? Para auxiliar na compreensão do texto.
7.   Pesquisar outras fontes para melhorar a compreensão do conteúdo.
8.   Se possível escreva o que entendeu da lição, ou converse com alguém que pode acrescentar informações e experiências.

Cuidados:
1.   Não negligencie o preparo da lição, às vezes a ignorância dos alunos pode tentar o professor. Não pense que o seu conhecimento pode favorece-lo com conteúdo não estudado.
2.     A classe de Escola Bíblica é um lugar para se ensinar as verdades da salvação e da vida com Deus.

A EBD deve promover o interesse do aluno em conhecer as verdades bíblicas e princípios que regem a nossa vida e do professor, que deve ser o direcionador desta aprendizagem. Assim ao buscar envolver o aluno na solução de um problema, ao resolve-lo alcança-se o aprendizado necessário. Ex. ao contar a parábola do bom samaritano, se a criança for estimulada a ajudar alguém, o aprendizado se processará por si mesmo. Não basta informar é preciso incentivar a aplicação. Outra sugestão:  ao estudarmos os evangelhos poderíamos apresentar como numa viagem à palestina, forma de vida, a viagem para o país e pelo país, o mapa com as principais cidades e o globo terrestre mostrando a região atual, etc. Isto proporcionaria uma busca de conhecimento que fundamentaria a vida de Jesus num lugar real e bem conhecido dos estudantes. O que se propõe é que o aluno participe não só como ouvinte, mas interagindo com o professor e com os colegas.
A criança e o adulto que participa da construção do seu conhecimento crescerá muito mais do que aquele que só recebe informações. Por isso o papel do professor deve também ser de estímulo e inspiração ao conhecimento e vida do aluno. Só quando iniciamos “com vontade”, com interesse no que fazemos é que estamos realizando nosso chamado com eficiência, e transpomos nossos limites, isso se dá com o aluno e com o professor.
O esforço do professor deve ser de tornar sua aula tão interessante que a atenção dos alunos o acompanhe, possibilitando a apresentação da lição de forma atraente. Os artifícios para ganhar a atenção devem ser  variados, e mudam conforme a idade e os estágios do crescimento e da inteligência. Por exemplo: as crianças pequenas devem ter lições pequenas e simples, como conceitos sobre a formação da família.
Um dos maiores inimigos da atenção é a apatia que se deve pela falta de gosto pelo assunto. Outro é a distração. A atenção está voltada para outros objetos.
Algumas recomendações:
-         Não comece a dar a lição sem ter alcançado a atenção da classe.
-         Pare logo que perder a atenção e retorne a alcançá-la.
-         Não esgote totalmente a atenção. Assim que surgir os primeiros sinais de cansaço, pare.
-         O tempo das lições deve observar a idade dos alunos.
-         A atenção deve estar no assunto ensinado, e não nos objetos usados na lição.
-         As histórias, cânticos, e assuntos favoritos dos alunos sempre são um bom meio para prender a atenção.
-         Cuidado com fontes de distração, reduza ao mínimo.
-         Prepare com antecedência perguntas que provoquem o pensamento. Certifique que não estão acima da idade ou possibilidade dos alunos.
-         Torne a apresentação da lição a mais atrativa possível, usando ilustrações e todos os meios disponíveis.
-         Mostre interesse genuíno pelo assunto da lição. O verdadeiro entusiasmo é contagioso.
-         Use as mãos, a face e os olhos como recursos para contar sua história.

A linguagem:

A linguagem usada no ensino deve ser comum ao professor e ao aluno, deve ser entendida.
Nenhum ensino é completo se deixar de ser expresso de maneira clara e inteligente.

A Lição:

            A verdade a ser ensinada deve ser aprendida através de alguma verdade já conhecida. Devemos buscar um ponto conhecido, mostrando certa semelhança do novo com algo conhecido ou já familiar.         O aprendizado deve processar por passos gradativos. Algumas recomendações:
1.      Descubra o que seus alunos sabem do assunto que você lhes vai ensinar, este será o ponto de partida.
2.      Aproveite o conhecimento e experiência dos alunos.
3.      Anime-os a aclarar e refrescar o conhecimento que já tem, lançando mão das expressões e palavras deles sobre o assunto.
4.      Comece com ideias ou fatos que sejam do conhecimento dos alunos, para que as novas informações sejam acrescentadas.
5.       Relacione, quanto possível, cada lição com as anteriores e com o conhecimento e experiência dos alunos.
6.      Disponha a sua apresentação de tal forma que cada passo de uma lição conduza fácil e naturalmente à lição seguinte.
7.      Os passos da lição devem ser proporcionais às idades e avanços dos alunos. Não desanime suas crianças com lições ou exercícios muito longos, e nem deixe de despertar e conservar o interesse dos alunos mais velhos dando-lhes lições por demais simples e fáceis.

Recapitulação:

            Recapitular é bem mais que repetir, é repensar um pensamento, um reexame, trazendo novas concepções e associações, e traz um incremento de facilidade. A recapitulação é uma das condições essenciais a todo o verdadeiro ensino.


O PROFESSOR.

         Grande parte dos comportamentos e das atitudes dos alunos é provocada pelo comportamento, pelos métodos e pelas atitudes do professor. O professor que tem entusiasmo, que é otimista, que acredita nas possibilidades do aluno, é capaz de exercer uma influência benéfica na classe e como um todo e em cada aluno individualmente, pois sua atitude é estimulante e provocadora de comportamentos ajustados. O  clima da classe torna-se saudável, a imaginação criadora emerge espontaneamente e atitudes construtivas tornam-se a tônica do comportamento da aula como grupo. (Piletti, Claudino  DIDÁTICA GERAL, ed. Àtica , pg 19)
               
Não basta ser alguém  que goste ou queira cuidar das crianças, mas alguém que queira servir ao Senhor ensinando crianças. O professor deve ter as qualidades abaixo citadas para  ter êxito em seu ensino.

Certeza da salvação                                          Prepara a aula
Visão do trabalho                                          Responsável                 
Vida cristocêntrica                                            Vida exemplar
Dedicado                                                         Vida de oração
Amoroso                                                          Persistente
Ouve sugestões                                                Espera resultados

APARÊNCIA DO PROFESSOR.

                Vestimenta- vista-se de acordo com a ocasião. Não use enfeites que chamem a atenção e distraiam a criança. Mantenha o corpo em posição ereta, mostrando-se ao mesmo tempo à vontade.
                Expressões faciais - o rosto deve irradiar a alegria e o amor de Cristo. Através das expressões desperta-se e prende o interesse do aluno. Mostre entusiasmo com seu ensino.
                Gestos - Devem realçar o nosso ensino e fazer a história mais interessante. Evite gestos inúteis e exagerados.
       Voz -     Na narração de uma história a voz além de transmitir ideias fornece o ambiente. Com uma simples mudança no tom, muda-se a cena, criando assim um clima de expectativa, representando também, diferentes personagens. Varie o tom de voz e a velocidade no falar. Abaixando a voz e falando mais devagar, chama-se a atenção para uma parte empolgante da história. Fale pausada e audivelmente.
                Linguagem - Use linguagem comum, com frases curtas, que seja compreensível às crianças.

Um comentário:

  1. fui superintendente e professor de ebd, as dicas são sensacionais, vale a pena seguir eu recomendo.

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