segunda-feira, 12 de março de 2012

Estudo Bíblico para Professores- Março

Os estudos bíblicos que se seguem são para as devocionais dos professores. Nosso objetivo é que o professor tenha a preocupação de edificar sua vida nos fundamentos da Palavra de Deus. Por isso recomendamos que todos tenham seu caderno para as devocionais diárias.

Estudos em I Timóteo
Os estudos foram baseados em: STOTT, John. 1 Timóteo e Tito. São Paulo: Cultura Cristã 2001.

I Igreja Presbiteriana Renovada de Ap. de Goiania.
I TIMOTEO[1]
Semana 1.

I,II Timóteo e Tito são chamadas de epistolas pastorais, por serem cartas endereçadas por Paulo ao seus pastores auxiliares.Essas cartas têm por objetivo orienta-los quanto ao procedimento diante do rebanho e os cuidados que deveriam ter consigo mesmo. Paulo escreve I Timóteo e Tito ainda com esperança de ser solto, porem II Timóteo sugere que já estava próximo à sua execução pelos romanos. Timóteo era natural de Listra, foi educado nas escrituras por sua mãe Eunice e sua avó Lóide 2 Tm3:15. Provavelmente Timóteo se converte na primeira viagem missionária de Paulo, e juntou-se a este e Sîlas na segunda viagem At.15:36.
            Uma das preocupações de Paulo nas cartas pastorais era com a verdade, de modo que pudesse ser fielmente guardada e transmitida. O que se torna relevante estudarmos essa carta já que no século 21 já não existe uma verdade pura, antes cada uma tem uma verdade subjetiva e condicionada culturalmente, ou seja uma verdade relativizada. Diante disso é animador estudar I Timóteo.
Leia I Tm 1:1,2 e responda:
1-      O que se pode aprender a respeito de Paulo nestes versículos?
2-      O que Paulo quis dizer ao descrever Timóteo como seu verdadeiro filho na fé?
3-      O que Paulo ensinou a Timóteo sobre Deus nessa introdução?

Semana 2:

Leia I Tm 1:3-7. O verbo que Paulo usou em 1.3 e 6.3 indica claramente que existe uma norma doutrinaria da qual os falsos mestres haviam se desviado. Ela é chamada de “fé”, “a verdade”, “a doutrina”, “o ensinamento” e o “bom depósito”, o que indica que já havia um conjunto de doutrinas aceito como padrão pelo qual todos os ensinamentos podiam ser testados e julgados. Esse conjunto era formado pelos ensinamentos de Cristo e dos apóstolos. Nesses dias havia alguma literatura circulando no mundo judaico em que se reescreviam porções do Antigo Testamento com acréscimos e ‘aperfeiçoamento’. Parece que os autores procuravam encaixar suas conjecturas na lei do Antigo Testamento. Paulo considerava esse procedimento como falta de seriedade.
1-      Quais falsos ensinamentos Paulo indicou para Timóteo?
2-      O que os versículos 6 e 7 falam sobre a natureza e as consequências do falso ensinamento?
3-      Em contraste com o procedimento desses autores a atitude dos fieis deveria ser o amor. De que modo a pureza, a consciência limpa e a Fe se manifestam no amor?
Paulo traça um contraste entre especulação e Fe . aqui estão dois testes práticos pra se aplicar a todo ensinamento. O primeiro é o teste da fé: o ensino vem de Deus estando de acordo com a doutrina apostólica, ou é um produto da fértil imaginação humana? O segundo teste ó do amor: esse ensino promove unidade no corpo de Cristo? significa o que recebemos de Deus, amor significa que esse ensino edifica a igreja.

Semana 3:

Leia I Tm.1:8-11
1-      Relacione os atos para quem a lei se destina:
2-      Para quem a lei não é? Por que?
3-      Em contraste com o falso ensinamento Paulo recomendou o uso correto da lei. Como?
4-      Por que é tão importante conservar a sã doutrina e rejeitar os falsos ensinamentos?



I Igreja Presbiteriana Renovada de Ap. de Goiânia
I TIMOTEO[2]
Mês: Fevereiro
Semana 1

Leia 1 Tm1:12-17
1-      Descreva Paulo antes e depois de se tornar um crente
2-      Você conhece alguém que tenha mudado radicalmente após ter conhecido Cristo? cite:
3-      Pelo que Paulo agradeceu a Deus? Por quê?
4-      No v.15 Paulo afirma que a Palavra é fiel e apresenta um breve resumo do evangelho. O que ele nos diz?
5-      De que modo Paulo era um exemplo da “completa longanimidade” de Jesus?

Semana 2

Leia 1 Tm.1:18-20.
1-      Qual é o bom combate que Paulo manda Timóteo lutar?
2-      Qual é a parte da Fe e da consciência nesse combate?
3-      Paulo observa que alguns crentes naufragaram na Fe. Por que isso ocorreria?
4-      Paulo entregou Himineu e Alexandre a Satanás, excomungando-os. Como ele pode fazer isso?
Conc. Crença e comportamento, convicção e consciência, o intelectual e o moral estão intimamente ligados. É porque a verdade de Deus contem exigências éticas. Como Jesus disse “se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo” Jo.7.17. Em outras palavras, fazer é a chave para descobrir, obediência é a chave para a certeza. Por outro lado, é quando a pessoa decide viver em pecado que ela omite a verdade. Portanto, se ignoramos a voz da consciência, permitindo que o pecado permaneça sem confissão e, por isso, sem perdão, nossa fé não sobreviverá.

Semana 3
           
1 Tm. 2. Cristãos vão à igreja por várias razoes. Alguns vão por causa do sermão, outros para ver os amigos, alguns por dever ou obrigação, outros por causa da musica. De acordo com Paulo a principal razão para reuniões públicas da igreja é a adoração a Deus. Quando não levamos o culto público a sério, somos menos que os cristãos bíblicos que afirmamos ser. Paulo mencionou dois aspectos principais do culto na igreja local, que dividem o capítulo em duas partes. Primeiro, ele trata do alvo do culto e enfatiza a necessidade de consideração de todos com o culto público 2:1-7; segundo, fala da condução do culto e aborda a questão dos papeis de homens e mulheres nestes cultos 2:8-15.
1-      Nos versos 1-7 quais os tipos de oração que o apóstolo menciona nessa passagem?
2-      Quais as diferenças entre elas?
3-      Por que a oração é importante no culto público?
4-      No ver.2 Paulo nos diz para orarmos “em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade”. Quem seriam os equivalentes a essas pessoas em nosso país hoje?
5-      Por que devemos orar pelas autoridades?
6-      Ao relacionar oração e salvação, quais os aspectos da salvação Paulo destaca nos ver.3-7? De que modo a verdade afirmada nos ver.5 e 6 sobre Jesus é desafiada atualmente?

Semana 4

A primeira metade do cap.2 trata da responsabilidade universal da igreja é a oração e proclamação da verdade a todos os povos. Paulo muda o foco para tratar da conduta apropriada de homens e mulheres numa reunião pública v.8-15. O v. 15 tem sido interpretado de vários modos e causado muita discussão. Uma regra de interpretação é fazer distinção entre princípios ou instruções universais e as expressões culturais deles. 1- Examinando os versos de 8 a 15 nessa perspectiva, identifique as instruções universais, expressões culturais da época e expressões culturais contemporâneas.
Instrução universal  v.8____________________________________________________
vs.9,10 ________________________________________________________________
vs.11-15 _______________________________________________________________
 Na época vs.8___________________________________________________________
vs.9,10 ________________________________________________________________
vs.11-15 _______________________________________________________________
Hoje v.8_______________________________________________________________
vs.9,10 ________________________________________________________________
vs.11-15 _______________________________________________________________

2- Por que Paulo fala de ira e  animosidade em relação à oração?
3- De que modo as razoes bíblicas citadas por Paulo apoiam e explicam sua terceira instrução?
4- O que você pode fazer para ampliar o alcance de suas orações?



Igreja Presbiteriana Renovada de Ap. de Goiânia
I TIMOTEO[3]
Mês: Março
Semana 1

Leia cap.3. O capítulo 3 de I Timóteo trata das qualificações de pastores e líderes. A reputação da igreja depende da qualidade, fidelidade e do ensino de seus ministros. Por isso, nesse capítulo Paulo aborda a supervisão pastoral da igreja e as qualificações exigidas dos pastores e diáconos.
1-      1 Tm. 3:1-7.  Paulo começa afirmando “fiel é a palavra” concentrando-se agora na pessoa do pastor ou presbítero. Por que o trabalho do ministro é uma excelente obra?
2-      Paulo relaciona um conjunto de qualificações do pastor. Analise a lista e destaque quais são os aspectos do caráter e quais são as habilidades. Cada uma é importante para o líder.
Qualidade do caráter                Habilidades                Importância
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Essa lista enfatiza o caráter por isso podem servir como padrão para outras posições de liderança, inclusive para o professor de EBD e EBN.


Semana 2
           
I Timóteo 3:8-13. A palavra grega diácono significa ‘o que serve as mesas’ e o verbo correspondente significa ‘envolver-se em serviço de caráter social’, supõe-se que os diáconos devem dedicar-se a manter o bom andamento da igreja e a ministrar aos necessitados. À luz das qualificações aqui relacionadas, porém, é melhor pensar nos diáconos como aqueles que dão assistência aos supervisores em seu ministério.
1-      Relacione as qualificações do diácono:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-      Paulo aborda as áreas pessoal, familiar, tratamento dos de fora e a Fe. Relacione a lista dos presbíteros e diáconos . Quais as qualidades que todos os lideres devem exibir?
3-      Quais os traços de caráter as mulheres citadas por Paulo no v.11, quer sejam elas diaconisas ou esposas dos líderes.
4-      Qual a recompensa por servir bem como diácono v.13? O próprio Jesus afirmou que nao veio para ser servido mas para servir Mc.10:45. Ao declarar isso inverteu o conceito da sociedade que considerava o diácono como aquele servo que prestava serviços inferiores.

Semana 3

Depois de tratar das qualificações do pastor, Paulo se volta para a igreja. I Timóteo3:14-16.
1-      Como Paulo descreveu a Igreja?
2-      O que cada descrição fala sobre a Igreja?
3-      No versículo 16 Paulo descreve Cristo. O que essas afirmações ensinam a respeito dele?
Para a renovação da igreja é necessário que esta recupere sua identidade como casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade. V.15.
Querido professor, pensando em sua liderança reflita: você está a altura das qualificações enumeradas neste capítulo?
Há qualificações que deseja cultivar?

Semana 4.

I Timoteo 4:1-5:2
Paulo alertou Timóteo a respeito dos falsos mestres e de seus ensinamentos. No capítulo quatro ele explica como detectar o falso ensinamento e mostra de que modo o ensino verdadeiro pode ser recomendado e apoiado por Timóteo.
1-      I Timóteo 4:1-5 após ler esse texto responda quais os critérios para identificar os falsos mestres, mencionados por Paulo?
2-      Paulo declara que alguns apostatarão da fé. A palavra apostatar que significa abandonar foi usada na tradução grega do Antigo Testamento para referir-se à infidelidade de Israel a Deus. Por que as pessoas abandonam a sua fé em Deus?
3-      Quais falsos mestres de nossa época os versículos de 1 a 3 descrevem?
4-      Por que a gratidão a Deus pelo que ele nos concedeu é importante na luta contra o falso ensinamento?




Igreja Presbiteriana Renovada de Ap. de Goiânia
I TIMOTEO



Mês: Abril
Semana 1.

I Timóteo 4:6-10.
1-      Qual a nossa melhor defesa contra os falsos ensinamentos?
2-      Como você definiria piedade?
Piedade indica um santo temor a Deus, acompanhado pela santificação e pela consagração ou devoção [1]. Aqueles que são piedosos destacam-se por atitudes de reverência e retidão, porque não querem desagradar a Deus.
3-      Dê alguns exemplos de como você pode praticar a piedade.
4-      No verso 9 aparece o terceiro  Fiel é a Palavra das cartas pastorais. De que modo a verdade dessa afirmação nos ajuda a combater o falso ensinamento?

Semana 2.

I Timóteo 4:11 - 5:2.
1-      Timóteo iniciou no ministério ainda jovem. Paulo deixa a ele a responsabilidade de ordenar e ensinar, o que se torna difícil diante de sua juventude e parece que o ministério de Timóteo estava sendo rejeitado. Como Paulo o instrui de modo que os outros viriam a respeitá-lo?
2-      Você é tentado a negligenciar o dom que tem? Quando isso acontece?
3-      No verso 16 Paulo escreve tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Qual a importância dessas palavras e na ordem colocada por Paulo?
4-      Como você tem cuidado de si, que atitudes práticas têm exercitado para se manter fiel?



Semana 3.

I Timóteo 5:3-16
Nesses versos Paulo menciona três grupos viúvas, idosos e escravos, indicando as responsabilidades da igreja em relação a eles. Aqui estudaremos as viúvas.
1-      Em sua opinião qual deveria ser o envolvimento da igreja na ação social?
2-      A Escritura valoriza os órfãos, as viúvas, os desamparados e afirma que devem ser honrados e merecedores de cuidados especiais. Em toda a Bíblia exige-se justiça e amor em favor deles. Deus mesmo é descrito como o pai dos órfãos e juiz das viúvas Sl.68:5. O que qualifica uma viúva como necessitada e, assim, faz com que mereça o apoio da igreja?
3-      De que modo podemos  como  igreja pode honrar v.3 as viúvas?
4-      Por que devemos fazer isso?
5-      De que modo ter cuidado com a família, inclusive viúvas constitui um testemunho para os outros?
O enfoque dos vers.3-8 foi a manutenção financeira das viúvas, que é primeiramente dever dos familiares e torna-se dever da igreja apenas se a viúva não tem parentes.

Semana 4.

I Timóteo 5:9-16
1-      De acordo com essa passagem, a Igreja primitiva possuía um registro ou lista das viúvas. Qual era o propósito dessa lista?
2-      O que era exigido para que uma viúva fosse incluída naquela lista?
3-      Por que cada exigência era importante?
4-      Por que as viúvas mais novas não eram incluídas?
5-      O que deveriam fazer as viúvas mais novas?
Há dois princípios importantes: o primeiro é o da discriminação: as doações deveriam não deveriam ser generalizadas para todas as viúvas independentemente das condições dela. Os recursos destinados à ação social deveriam ser limitados àquelas que realmente necessitavam. Em segundo lugar o princípio da dignidade: os que são capazes devem servir aos outros, deveriam ter a oportunidade tanto de receber de acordo com as suas necessidades quanto dar de acordo com as suas habilidades pag.43.



Semana 5.

I Timóteo 5:17 -6:2
Paulo neste trecho da carta se dirige àqueles que merecem respeito, inclusive líderes cristãos. Trata do modo como a igreja deve se relacionar com presbíteros e pastores. Leia 5:17-20.
1-      Como você se sente ao saber que alguém o respeita?
2-      E quando alguém não o respeita?
3-      Qual a responsabilidade da igreja em relação ao presbítero?
4-      No verso 18 como Paulo enfatiza seu argumento em defesa do presbítero?
5-      Como a igreja deve lidar com acusações contra os presbíteros segundo os VS.19 e 20?
6-      O que esse procedimento causa diante da fofoca?


[1]CHAMPLIN, R.N. Enciclopédia de Biblia Teologia e Filosofia. Vol.5. São Paulo: Hagnos,2001.

1,2,3] Os estudos foram baseados em: STOTT, John. 1 Timóteo e Tito. Sao Paulo: Cultura cristã,2001.

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