Para o Professor iniciante: Orientações
Como começar:
A primeira fase é a mais importante. Nunca comece: hoje vamos falar..., ou vou contar a história.... Você deve capturar a atenção com a primeira frase. Entre logo na história. O começo deve ser vivo, breve. Pode se utilizar de alguns métodos: Uma pergunta, uma ilustração, recapitulação da história anterior, etc.
1- Visualize para si mesmo a história que vai contar. Lembre-se que os personagens são pessoas com sentimentos e pensamentos, então coloque vida na narração. Você não poderá contar a história eficientemente se não a viveu para si.
2- Prepare o que vai dizer. Organize mentalmente os fatos, colocando os acontecimentos na ordem lógica.
3- Resolva onde será o clímax da lição - onde completa a ação da história. Será difícil prender a atenção dos alunos por muito tempo depois deste ponto.
4- Aplicar a lição à vida dos alunos é uma fase necessária para se alcançar o objetivo, enfatizando o alvo principal da lição que você escolheu.
5- Para a criança não salva, deve dar a oportunidade para aceitar a Cristo como salvador. Se o caminho da salvação não foi apresentado durante a lição, faça isto agora.
Preparo do Material.
Para dar uma boa aula é preciso variedade de material, bem como variedade de formas de apresentar a história, etc. Tudo que é repetitivo cansa e deixa de ser atrativo.
Alguns recursos: quadro negro, flanelógrafo, gravuras, cartazes, álbum seriado, mapas e gráficos, avental, tapete, maquete, caixa de areia, fantoches entre tantos outros.
A- Se você usar o avental, tapete, flanelógrafo, ou tabuleiro de areia, ensaie em voz alta, treinando a colocação das figuras ou onde virar a página, etc. Não fique preso ao livro explicativo, dependa de Deus para dar a você os pensamentos que Ele quer. Se você preparou fielmente sua lição Deus fará a parte dEle.
B- Não espere resultados imediatos, você está plantando a semente os resultados virão.
Cuidados:
Há alguns erros que não podem ser cometidos:
1. Ensinar lições novas sem preparo,
2. Não verificar o material (inclusive versículos) com antecedência,
3. Passar adiante deixando dúvidas
4. Exercícios fora da realidade do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário