quarta-feira, 21 de março de 2012

Professor Iniciante


Para o Professor iniciante: Orientações

 Como começar:

            A primeira fase é a mais importante. Nunca comece:  hoje vamos falar..., ou vou contar a história.... Você deve capturar a atenção com a primeira frase. Entre logo na história. O começo deve ser vivo, breve. Pode se utilizar de alguns métodos: Uma pergunta, uma ilustração, recapitulação da história anterior, etc.

1-      Visualize para si mesmo a história que vai contar. Lembre-se que os personagens são pessoas com sentimentos e pensamentos, então coloque vida na narração. Você não poderá contar a história eficientemente se não a viveu para si.
2-      Prepare o que vai dizer. Organize mentalmente os fatos, colocando os acontecimentos na ordem lógica.
3-      Resolva onde será o clímax da lição - onde completa a ação da história. Será difícil prender a atenção dos alunos por muito tempo depois deste ponto.
4-      Aplicar a lição à vida dos alunos é uma fase necessária para se alcançar o objetivo, enfatizando o alvo principal da lição que você escolheu.
5-      Para a criança não salva, deve dar a oportunidade para aceitar a Cristo como salvador. Se o caminho da salvação não foi apresentado durante a lição, faça isto agora.

Preparo do Material.

            Para dar uma boa aula é preciso variedade de material, bem como variedade de formas de apresentar a história, etc. Tudo que é repetitivo cansa e deixa de ser atrativo.
            Alguns recursos: quadro negro, flanelógrafo, gravuras, cartazes, álbum seriado, mapas e gráficos, avental, tapete, maquete, caixa de areia, fantoches entre tantos outros.

A- Se você usar o avental, tapete, flanelógrafo, ou tabuleiro de areia, ensaie em voz alta, treinando a colocação das figuras ou onde virar a página, etc. Não fique preso ao livro explicativo, dependa de Deus para dar a você os pensamentos que Ele quer. Se você preparou fielmente sua lição Deus fará a parte dEle.

B- Não espere resultados imediatos, você está plantando a semente os resultados virão.


Cuidados:

            Há alguns erros que não podem ser cometidos:
1.   Ensinar lições novas sem preparo,
2.   Não verificar o material (inclusive versículos) com antecedência,
3.   Passar adiante deixando dúvidas
4.   Exercícios fora da realidade do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário