quinta-feira, 7 de junho de 2012

Superintendente da EBD.



Motivação: Quem precisa?
          
Atividades realizadas por muitos anos tendem a se tornar cansativas, repetitivas, e aquele que as realiza perde a motivação. O que não é diferente com o professor de Escola Bíblica Dominical. Por isso receber orientação, treino, compartilhar experiências motivam o professor a perseverar e prosseguir em seu ministério. O Superintendente da EBD pode promover esses momentos através de reuniões mensais.

Para que alguém aprenda é necessário que ele queira aprender. Ninguém consegue ensinar a uma pessoa que não quer aprender. Por isso é essencial que o professor saiba motivar os seus alunos, através de uma variedade de recursos, métodos e procedimentos. Criando uma situação favorável à aprendizagem.

·         Conhecer os interesses atuais dos alunos para mantê-los ou orientá-los.
·         Buscar motivação forte e duradoura para conseguir do aluno uma atividade interessante e alcançar o objetivo da aprendizagem.
·         Santo Tomás de Aquino disse que o professor está na mesma situação de um médico ou de um lavrador. O médico e o lavrador funcionam como agentes externos, pois a cura do doente ou o sucesso da plantação dependem da natureza do doente ou da qualidade do solo. Da mesma forma, o professor também é um agente externo. Ele colabora na aprendizagem do aluno, mas esta depende do próprio aluno.
·         O professor deve ser o facilitador, criando um ambiente agradável na sala.

         Por isso o professor deve procurar todos os recursos para incentivar este aluno a desejar aprender e assim crescer. Há muitas sugestões de atividades, brincadeiras e memorização de versículos nesse blog. São sugestões que ajudam o professor a tornar as aulas mais dinâmicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário