segunda-feira, 2 de julho de 2012

O professor e a autoestima das crianças.



Autoestima é a avaliação subjetiva que o individuo faz de si mesmo, podendo ser positiva ou negativa. Uma autoestima positiva é chamada de alto autoestima e a negativa de baixa autoestima. Essa avaliação se define durante toda a vida, mas é determinante na formação das crianças.
O professor convive em sala com muitas crianças confiantes, mas não são poucas aquelas que demonstram autoestima baixa. Não é da responsabilidade do professor construir a autoestima das crianças, contudo não pode se eximir de participar de forma positiva e às vezes até determinante na construção do caráter dos pequenos. Nesses casos quando a família falha, o professor da Escola Bíblica pode fazer a diferença ensinando-os a confiarem em Jesus e acreditarem em si mesmos.
            Não há dúvidas de que a criança que possui uma autoestima elevada se   sente mais capaz, entende que sua vida tem sentido e cresce de maneira mais digna. Enquanto que crianças com baixa autoestima têm atitudes de repulsão e intolerância para com o outro, aquelas que se sentem seguras são capazes de atitudes mais honrosas de valorização ao colega. O professor é um dos agentes que ensina atitudes corretas que demonstram amor e bondade para com o próximo, o que favorece o crescimento da alto autoestima.
            É importante que o professor preocupado em auxiliar na edificação de um caráter saudável demonstre admiração pelas crianças. Há inúmeras que não recebem palavras de incentivo ou reconhecimento. Atitudes positivas geram transformação de comportamento. Procure demonstrar amor pelos pequenos que estão sob seus cuidados. Um cartão, um elogio, um presentinho pode mudar uma história.
            Outra atitude que pode melhorar a autoestima das crianças é a minimização de palavras duras e críticas constantes que denigrem a imagem que fazem de si mesmas. Há tantas maneiras de se falar a verdade, opte por aquelas que sejam amenas  e que demonstrem amor e cuidado.
            A família deve fomentar comportamentos positivos, contudo é uma realidade que existem aquelas que se encontram impossibilitada de tais atos, por isso o professor comprometido com o Reino de Deus pode ser exemplo ao ensinar e viver os ensinos de Cristo, através de atitudes que demonstram amor.
Para que as crianças acreditem nelas mesmas o professor deve demonstrar que também acredita. Assim, permita que as crianças tenham a oportunidade de tomar decisões. Quanto antes aprenderem a tomar decisões e acertarem mais confiantes se tornam e cresce a autoestima.
            Não permita em sua sala que crianças sejam expostas, ridicularizadas ou humilhadas por outras. Uma demonstração de valorização por parte do professor é ensinar a classe a ouvir o outro com  respeito. Pequenas atitudes podem mudar a maneira como a criança se vê.
            E cada criança deve se ver como alguém importante tendo a alegria de participar das bênçãos reservadas por Cristo. Deve se ver como alguém amada pelo Senhor, pela família, e pela igreja na qual frequenta a Escola Bíblica. A criança que está na sala da EBD é única, e essa é a oportunidade de se construir uma história de confiança em Deus e nela mesma.
           



Nenhum comentário:

Postar um comentário