sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Alicerçando a vida com Deus- 10-12 anos

As Tias Help e Lisangela demonstraram 
com  uma casinha de isopor e eva
as etapas da construção de uma casa. 
Com aplicação à vida do cristão.

Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras, e as pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. Mateus 7:27.
Para tratar sobre a importância da vida cristã e a edificação pessoal sugerimos que se construa uma casa (isopor ou mdf) desmontável. Conforme o desenvolvimento das aulas vai completando as partes da casa.
Os temas das aulas são: 



1. O Alicerce: Saber escolher com sabedoria- Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte Pv. 14:12 e 16:25.



2. As Paredes: A Importância de ser Forte. O corpo precisa ser saudável. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.  João 10:10




3. O Teto: A Importância de se Proteger. Proteger, defender  ou preservar de coisas que possam causar-lhe algum dano emocional ou mental. As informações recebidas diariamente formam o individuo, por isso buscar  proteção. Sobretudo, o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida. Prov. 4:23 




4. As Portas e Janelas: A Importância da Comunicação. João 3:1-16. É através das portas e janelas que temos contato com o mundo que está fora da casa. É justamente através das portas e janelas de uma casa que entramos e saímos, que vemos e somos vistos.  Por isso uma comunicação clara evita problemas e melhora nossas relações com outras pessoas.




5. O Acabamento: A Importância da Beleza Interior e Exterior.  Sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse consigo: Certamente está perante o Senhor o seu ungido. Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei, porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração. I Sam. 16: 6 e 7.




6. O Jardim: A Importância de uma Vida Perfumada. “...era ela notável pelas boas obras e esmolas que fazia”. Atos 9:36. Em uma casa, o jardim tem um significado importante. Seu maior objetivo é alegrar e perfumar. Podemos dizer que nós somos como casas e que nosso jardim é tudo aquilo que dá cor e vida a nossa existência e atrai as demais pessoas: nosso sorriso, nossa alegria, nossa disposição em servir, nossas palavras de ânimo e esperança ou simplesmente, dar um abraço cheio de compreensão.

7. O Quintal: A Importância do Cuidado dentro e fora de Casa. “...preferindo entregar seus corpos, a servirem e adorarem a qualquer outro deus, senão ao seu Deus”. Daniel 3:28. O comportamento fora de casa deve ser o mesmo dentro dela, ou seja, quando se está fora de casa, deve colocar em prática o que aprendeu - não importa onde seja: na escola, no parque, na igreja e em todos os lugares.

8. Jesus: O Convidado Especial da Minha Casa. “...era ela notável pelas boas obras e esmolas que fazia”. Atos 9:36. Todos devemos convidar Jesus para estar entrando em nossas casas, em nosso coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário