sábado, 25 de agosto de 2012

Envolver a Equipe- Pr. Eliézer Cavalcante


E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros 
para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu

serviço, para a edificação o corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno

conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,

Palavras-chave
APERFEIÇOAMENTO
DESEMPENHO
EDIFICAÇÃO

EDUCAÇÃO
  A palavra educação vem do latim ex ou e (de dentro de, para fora de) e, ducere (tirar, levar).
   Educação significa então o processo de se tirar de dentro de uma pessoa, ou levar para dentro de uma pessoa. Num conceito amplo e genérico, esta supõe o processo de desenvolvimento integral do homem, em suas capacidades físicas, intelectuais e morais. Ela não visa somente à formação de habilidades, mas também do caráter e personalidade social. 
 Portanto a educação é um processo que dura à vida inteira, podendo se dar em um âmbito formal (sistemático), isto é, existe uma ordenação ou método previamente preparado e visa, em primeira instância a transmissão de conhecimentos; ou não-formal (assistemática), que ocorre sem ordenação ou método visando prioritariamente à transformação de vidas. 
Segundo o Dr. Perry G. Downs, a Educação Cristã é “o ministério de levar o crente à maturidade em Jesus”.   O Dr. Lawrence O. Richards ainda acrescenta:
  “Na Educação cristã não importa somente ensinar a palavra, importa como a palavra é ensinada. A educação cristã quer ajudar as pessoas a tornarem-se  o que seus professores são, não a saberem o que seus professores sabem”.
Uma definição boa, funcional e abrangente de discipulado é dada pelo Dr. Tony Evans, em seu livro Discipulado Espiritual Dinâmico quando este diz:
  “Discipulado é aquele processo de desenvolvimento da igreja local que progressivamente conduz os cristãos da infância para a maturidade espiritual, de tal maneira que se tornam capazes de repetir o processo com outra pessoa.” 
O Dr. Tony Evans ainda acrescenta que:
  “este processo chamado de discipulado relaciona-se ao desenvolvimento espiritual, não com o tempo em que você é cristão.”
  E ele então complementa:
  “Se o discipulado é um processo de desenvolvimento espiritual, então para qual alvo temos de avançar? Para a maturidade espiritual: tornar-se um discípulo adulto, bem preparado de Jesus Cristo.”
E AGORA?
O que é uma Escola Bíblica? Qual o seu propósito? Ainda é relevante nos dias de hoje?
Quem é o superintendente de Escola Bíblica? O que ele/ela faz?
Por que um membro de sua Igreja deveria frequentar a Escola Bíblica? Quantos já frequentaram a Escola Bíblica e hoje não vão mais?
VAMOS PENSAR JUNTOS?
3 FATORES VITAIS
VALORES PERMANENTES
MISSÃO
VISÃO
VISÃO (natureza e identidade da Igreja Local):
  Uma visão claramente definida é importante porque:
Define o que queremos ser (ideal).
Unifica as expectativas.
Dá sentido - direção.
Facilita a comunicaçãozAjuda o envolvimento.
Favorece o comprometimento.
Dá energia às equipes de trabalho.

Inspira as grandes diretrizes da Instituição.

MISSÃO (qual o seu papel no cumprimento da visão):

  A definição clara da missão deve incluir:

A razão de ser da instituição

Para que serve (“a que veio”)

Que diferença faz existir ou não

Limitações (geográficas, filosóficas, funcionais, contextuais)

Abrangência: até onde?


VALORES PERMANTENTES:

  Os valores podem ser considerados inegociáveis:

Pela instituição - não podemos mudar.

Pelo grupo de trabalho - não queremos mudar.

Por cada participante - não conseguimos mudar

Pelos compromissos assumidos:

seu passado,  seu presente, seu futuro


ÁreaS A SEREM CONSIDERADAS

ØO que queremos fazer?  VISÃO
Ø O que podemos fazer?  AMBIENTE
ØO que sabemos fazer?  CAPACITAÇÃO
ØO que vamos fazer?  ESTRATÉGIA

Áreas da capacitação

Pedagógica
Corporativa
Bíblica 
Espiritual

PERSPECTIVA DE INFLUÊNCIA

Indivíduo 
Professor 
Superintendente

O PLANO DE AÇÃO


AVALIAÇÃO
PLANEJAMENTO
EXECUÇÃO
CONTROLE
CELEBRAÇÃO

Qual a nota que você dá para sua Escola Bíblica?

PLANEJAMENTO - objetivos
SMART
eSpecífico
Mensurável
Alcançável
Relevante
Tempo

PLANEJAMENTO - Níveis
Longo prazo
Currículo
Avaliação
Treinamento de professores 
Planejamento
Médio prazo
Avaliação 
Treinamento de professores 
Curto  prazo 
Campanhas 
Eventos 
Aulas
Reuniões 
ESTRATÉGIAS E ATIVIDADES
Definir as áreas de atuação (delegar atividades) 
Planejar programas de ação (COmissionar
Selecionar atividades práticas  
Saber claramente o que (e para que) é a atividade 
A pessoa certa, no lugar certo, pelas razões certas 

CONTROLE – Avaliação Constante
Garantir as condições de trabalho
Acompanhar o desenvolvimento
Aperfeiçoar os processos por meio de intervenções pontuais
Motivar e Mobilizar a equipe constantemente


























 



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