sexta-feira, 14 de março de 2014

BERÇÁRIO- Como ensinar os bebês


I- CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS DE 0-3 ANOS
É o alicerce da construção.
   1-      Fisicamente:
- estão crescendo rapidamente;
-  cansam com facilidade,
- necessitam de longo período de descanso,
- quebram tudo que alcançar – não tem coordenação perfeita.
- os brinquedos devem ser fortes, grandes leves e limpos,
- adoecem com facilidade por isso a sala deve estar bem limpa.

    2-      Mentalmente:
- são curiosos
- são investigadores
- estão começando a conhecer as maravilhas de Deus
- Atenção limitada: 1 a 2 minutos no máximo

    3-      Socialmente:
- sensíveis – gostam de carinho
- precisam da atenção de todos, quando não tem atenção choram, gritam, quebram coisas,
- percebem o humor do professor pela voz,
- querem sempre estar com a mãe, geralmente choram quando chegam à sala por isso é melhor sempre serem recebidos pela mesma pessoa- isto transmite segurança.

     4-      Espiritualmente
- cuidemos da criança de hoje e estaremos garantindo o desenvolvimento do homem amanhã.

II- RECURSOS VISUAIS
1-      Quadro negro
2-      Flanelógrafo
3-      Fantoche
4-      Cartazes
5-      Mural
6-      Tabuleiro de areia
7-      Gravuras
8-      Teatro

III- HORA DA HISTÓRIA
1-      Histórias sugeridas para essa faixa etária: criação, arca de Noé, Família, Jonas. As histórias devem ser contadas no mínimo duas vezes utilizando material diferente
2-      Não comece a aula sem a atenção da classe. Cuidado com as fontes de distração como brinquedos que não estão relacionados com o tema da aula; ou crianças muito perto uma das outras, etc.
3-      O tempo da história deve ser de acordo com idade. Crianças de 0 a 3 anos a história não pode durar mais que 3 minutos.
4-      A atenção deve estar no assunto ensinado não nos objetos utilizados.
5-      É necessário que a historia seja bem visualizada. Deus é bom fez o papai – Deus nos deu o papai. Como Deus é bom. Deus fez o papai.
6-      Ilustrar história. ex. família: fazer pai, mãe, filhos. Historia sobre Noé: fazer a arca, bichos, água, arco-íris.
7-      Contar a história por partes, no mínimo duas vezes.
8-      As revistas dão orientações sobre o material e a forma de usar.

IV-  ENSINANDO VERSÍCULOS
1-      É muito importante ler na Bíblia
2-      Explicar as palavras desconhecidas
3-      Sempre ensinar a referência
4-      Não é necessário ensinar um versículo a cada semana. Um versículo a cada dois meses ou até mais. Usar o mesmo cartaz.
5-      Deve ser chamativo
6-      Estar relacionado com a lição
7-      Usar um tom de voz ou gesto para lembrarem – já que não leem.

   V- ENSINANDO CANÇÕES:
    1-      Ainda que não saibam falar corretamente assimilam os gestos e gravam. Essa é a importância de cânticos curtos e com muitos gestos.
    2-      Sugestão: Apec tem cd para maternal
    3-      Reduzir músicas grandes
    4-      Ilustrar músicas – cartazes
    5-      Fazer peças individuais para cantarem ex: coração,estrelas, bichos,
    6-      Usar som ou DVD para cantar
    7-      Fazer bastante gestos e utilizar diversas expressões faciais

  VI- TAREFAS:
    1-      Plano de Frequência:
- dar premio para aqueles que tiveram boa frequência
-  fazer colagens
- fazer pinturas – ao usar tinta não esqueça o avental
- Pintura com giz de cera- embora não tenham muita paciência
- massinha

    2-      Lembrancinha:
- sempre fazer lembrancinha para entregar ao final da aula
- escreva o versículo na lembrancinha
- ofereça pirulito, mas entregue aos pais que saberão o melhor horário para os filhos chuparem.

VII- BRINCADEIRAS:
 - dentro – fora
 - não atire o pau no gato
 - quebra cabeça grande
 - livros com histórias bíblicas
  - brinquedos relacionados com a história
  - todo o material deve relacionar com o objetivo da lição.

VIII- A AULA:
  - Início: chegar de 15 a 20 minutos mais cedo para organizar a sala. Sala limpa e organizada dá mais segurança aos pais.
  - Colocar brinquedos e cartazes que estejam relacionados com a lição. Ex, Noé – bichos, família- bonecos, casinha, etc. quando for guardar os brinquedos enfatize a próxima atividade para que entreguem os brinquedos. Peça que ajudem a guardar.
  - Nunca comece a história dizendo: era uma vez, ou hoje vamos falar, há muito tempo atrás, vou contar a história.
  - entre logo na história: comece de forma atraente: este aqui é Noé, sabem quem é este?; recapitule a história anterior.
  - viva a história- coloque emoção nos personagens que foram pessoas como nós, sentiram, pensaram, andaram.
  - treine o que vai dizer,
  - através do tema e objetivo descubra onde será o clímax da lição. O ponto mais importante.
  - depois que passar o clímax será difícil ter a atenção das crianças por mais tempo, por isso logo encerre.
  - faça aplicação para a vida dos alunos. Enfatize o alvo principal escolhido.
  - fazer oração de entrega com crianças não salvas.

Orientações finais:
  - Dependa do Espírito Santo para orientar e capacitar para essa grande obra;
  - tenha uma vida de comunhão com Deus através da leitura bíblica, oração, jejum, frequente a igreja e viva a Palavra de Deus. Isso nos aproxima de Deus e possibilita que nossa missão prospere.
Se o seu dom é  ensinar, ensine;

Rm. 12:7

Nenhum comentário:

Postar um comentário