sexta-feira, 14 de março de 2014

PENSANDO A ESCOLA BÍBLICA para Adultos


·               Você assistiria uma aula sua?
·               Como tem sido suas aulas?
·               Aquela maravilhosa mesmice de todo dia… sempre na mesma ordem, no mesmo tom de voz, cheia de palavras tão difíceis que até facilita a gente não entender, monótona, repetitiva…
·              Não sei onde ouvi esta história, mas é bem interessante:
Uma vez um pregador notou que todo domingo ele começava a pregar e dali 15 minutos o povo começava a dormir, isso se repetia todo domingo, ele então resolveu gravar o culto, porque uma pessoa dormir, ainda vai, mas tanta gente?  Só podia ter algo errado! Bom, levou o vídeo pra casa começou a assistir, dali 15 minutos...  ele mesmo estava roncando…

Nem tudo é o que os olhos vêem...






 Como Aprendemos?
55% estímulos visuais : Como você se apresenta, anda e gesticula
38% estímulos vocais: como você fala, sua entonação e timbre
7% de conteúdo verbal: o assunto sobre o qual você fala. 

O Ensino tem que provocar:


         Aprendizado
         Transformação
         Assunção de responsabilidade
         Mudança de comportamento










Evolução:
Crianças são seres indefesos, dependentes. Precisam ser alimentados, protegidos, vestidos, banhados, auxiliados nos primeiros passos. Durante anos se acostumam a esta dependência, considerando-a como um componente normal do ambiente que as rodeia.

 Na idade escolar, continuam aceitando esta dependência, a autoridade do professor e a orientação deles como inquestionáveis.
   A adolescência vai mudando este status quo. Tudo começa a ser questionado, acentuam-se as rebeldias e, na escola, a infalibilidade e autoridade do professor não são mais tão absolutas assim. Alunos querem saber por que devem aprender geografia, história ou ciências.
  A  idade adulta traz a independência. O indivíduo acumula experiências de vida, aprende com os próprios erros, apercebe-se daquilo que não sabe e o quanto este desconhecimento faz-lhe falta. Escolhe uma namorada ou esposa, escolhe uma profissão e analisa criticamente cada informação que recebe, classificando-a como útil ou inútil.


Adultos X Crianças
Características da Aprendizagem
Pedagogia
Andragogia
           Relação Professor/Aluno
       Professor é o centro das ações, decide o que ensinar, como ensinar e avalia a aprendizagem
    A aprendizagem adquire uma característica mais centrada no aluno, na independência e na autogestão da aprendizagem.
      Razões da Aprendizagem
       Crianças (ou adultos) devem aprender o que a sociedade espera que saibam (seguindo um currículo padronizado)
     Pessoas aprendem o que realmente precisam saber (aprendizagem para a aplicação prática na vida diária).
        Experiência do Aluno
     O ensino é didático, padronizado e a experiência do aluno tem pouco valor
        A experiência é rica fonte de aprendizagem, através da discussão e da solução de problemas em grupo.
       Orientação da Aprendizagem
       Aprendizagem por assunto ou matéria
       Aprendizagem baseada em problemas, exigindo ampla gama de conhecimentos para se chegar a solução 










Andragogia

         Andragogia (do grego: andros - adulto e gogos - educar) é um caminho educacional que busca compreender o adulto. A Andragogia significa, “ensino para adultos”. Andragogia é a arte de ensinar aos adultos, que não são aprendizes sem experiência, pois o conhecimento vem da realidade (escola da vida).

   Na Andragogia a aprendizagem adquire uma particularidade mais localizada no aluno, na independência e na auto-gestão da aprendizagem, para a aplicação prática na vida diária.
 Os alunos adultos estão preparados a iniciar uma ação de aprendizagem ao se envolver com sua utilidade para enfrentar problemas reais de sua vida pessoal e profissional.

Segundo Knowles, à medida que as pessoas amadurecem, sofrem transformações:
   Passam de pessoas dependentes para indivíduos independentes, autodirecionados. 
         Acumulam experiências de vida que vão ser fundamento e substrato de seu aprendizado futuro. 
 Seus interesses pelo aprendizado se direcionam para o desenvolvimento das habilidades que utiliza no seu papel social, na sua profissão. 
         Passam a esperar uma imediata aplicação prática do que aprendem, reduzindo seu interesse por conhecimentos a serem úteis num futuro distante. 
   Preferem aprender para resolver problemas e desafios, mais que aprender simplesmente um assunto. 
Passam a apresentar motivações internas (como desejar uma promoção, sentir-se realizado por ser capaz de uma ação recem-aprendida, etc), mais intensas que motivações externas como notas em provas, por exemplo.


Dicas importantes:
         Conheça seus alunos
         Peça sugestão de temas
         Faça a aplicação prática da Palavra
         Escute e entenda o que o corpo dos seus alunos 
    estão falando
         Diversifique suas aulas
         Adulto também gosta de novidades
         Seja criativo


Fique atento aos sinais...

Às vezes você fala tanto que esquece de escutar o que o outro está tentando expressar



Exemplo de Jesus

         Contador de histórias por excelência
         Era criativo – curou através de saliva, de palavras, do toque.
         Escreveu no chão
         Colocava crianças no colo
         Falava ser o “pão vivo” e também alimentava multidões

Águia, golfinho, lobo ou tubarão faça o teste e descubra seu perfil!



Resultado
   Maioria A -ÁGUIA: É o idealizador. Uma pessoa que gosta de fazer as coisas de forma diferente. Algumas das principais características dessa pessoa é a curiosidade, a criatividade, a intuição, a flexibilidade, a busca pela liberdade, a visão de futuro e a inovação. Áreas ou profissões mais adequadas: Marketing, Design, Arquiteto, Artista.
 Maioria B-LOBO: É o organizador. Sempre atento ao planejamento, pontualidade e controle. Detalhista, conservador, metódico, previsível, leal, com dificuldade de adaptação a mudanças e responsável com a realização do combinado ainda são algumas de suas características. Áreas ou profissões mais adequadas: Engenharia, Finanças, Contador, Administrador.
  Maioria C-.GOLFINHO: É o comunicador. Também sensível, que gosta de trabalhar em equipe e se relacionar com outras pessoas. Esse perfil tem como característica a necessidade de ser aceito socialmente, colocar a felicidade acima dos resultados, ser reconhecido por sua equipe e gostar de trabalhar em um ambiente harmônico. Áreas ou profissões mais adequadas: RH/Eventos, Treinamento, Enfermeira, Assistente Social.
  Maioria D- TUBARÃO: É o executor. Aquele caracterizado por pessoas que atuam em busca do resultado, senso de urgência, impulsividade, praticidade, com foco no futuro e comprometido com objetivos. Áreas ou profissões mais adequadas: Atleta Individual, Médicos, Militares, Vendedores. 

Esse teste nos ajuda, de fato, a enxergar quem somos, e nos edifica em nossa qualidade, nos pontos positivos e em contrapartida nos ajuda a enxergar os nossos pontos negativos e melhorar,  ou seja, pedir ao Criador que nos transforme na medida das nossas fraquezas, pois somos dependentes e carentes do Seu cuidado! 

Que Deus abençoe o seu ministério...

Nenhum comentário:

Postar um comentário