Dinâmicas

11- A TROCA DE UM SEGREDO
Participantes: 15 a 30 pessoas 

Tempo Estimado: 45 min. 

Objetivo: Fortalecer o espírito de amizade entre os membros do grupo. 

Material: Lápis e papel para os integrantes. Descrição: O coordenador distribui um pedaço de papel e um lápis para cada integrante que deverá escrever algum problema, angústia ou dificuldade por que está passando e não consegue expressar oralmente. Deve-se recomendar que os papéis não sejam identificados a não ser que o integrante assim desejar. Os papéis devem ser dobrados de modo semelhante e colocados em um recipiente no centro do grupo. O coordenador distribui os papéis aleatoriamente entre os integrantes. Neste ponto, cada integrante deve analisar o problema recebido como se fosse seu e procurar definir qual seria a sua solução para o mesmo. Após certo intervalo de tempo, definido pelo coordenador, cada integrante deve explicar para o grupo em primeira pessoa o problema recebido e solução que seria utilizada para o mesmo. Esta etapa deve ser realizada com bastante seriedade não sendo admitidos quaisquer comentários ou perguntas. Em seguida é aberto o debate com relação aos problemas colocados e as soluções apresentadas.

Possíveis questionamentos: - Como você se sentiu ao descrever o problema? - Como se sentiu ao explicar o problema de um outro? - Como se sentiu quando o seu problema foi relatado por outro? - No seu entender, o outro compreendeu seu problema? - Conseguiu pôr-se na sua situação? - Você sentiu que compreendeu o problema da outra pessoa? - Como você se sentiu em relação aos outros membros do grupo? - Mudaram seus sentimentos em relação aos outros, como conseqüência da dinâmica?

10- Amigos

Objetivo: Exercitar a percepção e  o conhecimento do outro.


Material: Música suave

Procedimento: Comece com a fábula. Divida o grupo em duplas. Marque dois minutos e peça que aos participantes procurem identificar, entre os dois os aspectos mencionados abaixo. Esgotado o tempo torne a dividi-los em trios , de modo que não repitam os mesmos companheiros, dê três minutos. Novamente peça que se formem em grupo de quatro sem repetir os grupos, dê quatro minutos. Leia a mensagem sobre os amigos.

1.      Onde e por que se combinam?
2.      Onde e por que radicalmente não tendem a se combinar?
3.      Onde e  por que existe uma garantida neutralidade?

Tempo : 25 minutos

Fábula: “Era uma vez um peixinho e um escorpião, este último querendo atravessar o rio. A correnteza estava forte e o escorpião a mira-la. O peixinho aproximou-se do escorpião que clamou: - Peixinho, amigo, passe-me nas suas costas para a outra margem do rio! Ao que o peixinho retrucou: - Amigo, escorpião, não posso fazer isso. Se eu lhe colocar nas minhas costas você vai me ferroar e eu vou morrer! Contra-argumentou o escorpião: - Ora, peixinho, não seja tolo. Se eu fizer isso também morrerei. O peixinho meditou e deu razão ao escorpião. Quando já estavam no meio do rio, o peixinho sentiu a fatal fisgada do escorpião. Enquanto os dois afogavam-se o peixinho redargüiu: - Escorpião, você garantiu que não me ferroaria?!? Agora morreremos os dois! O escorpião finalizou: - É o instinto, peixinho! É o instinto!

            No grupo encontramos variadas emoções o tempo todo, mas precisamos um do outro. Nos relacionamentos encontramos momentos em que há repulsa, atração e neutralidade. Precisamos aprender a lidar com cada membro da nossa célula, entendendo seu jeito de ser e buscando mudanças através do Espírito Santo.

“Sobre amigos”

Não ande à procura de amigos que não tenham defeitos, porque então ficará a vida inteira sem amigos. Mas não procure os defeitos nos seus amigos, porque então aos poucos os seus amigos irão deixando-o, e assim acabará ficando sozinho.
Não ame seus amigos só porque não têm defeitos, ame-os, apesar dos seus defeitos, e se quiser, ame-os precisamente por causa dos seus defeitos, pois o fato de terem defeitos quer dizer que são mais humanos.
Não pretenda exigir que seus amigos sejam melhores que você, se decerto o forem, seja grato e aproveite seus exemplos; se não o forem, respeite-os e ofereça-lhes sua ajuda para que melhorem; mas com paciência, com compreensão, com bondade, com o máximo respeito pela personalidade deles.
Não pretenda mudar seus amigos, deixe-os que sejam como Deus os fez; não se preocupe se você não é como eles. Você também tem o direito de ser como Deus o fez.
Seu grupo de amigos é algo que deve ser conservado, porque você e eles precisam dele.
Afonso Milagro

Dinâmica foi adaptada de: Simão de Miranda.Oficina de dinâmica de grupo. 1996


9-  A PALAVRA DE DEUS QUE TRANSFORMA 

Objetivo: Fazer o grupo refletir de que forma assimilamos a PALAVRA DE DEUS em nossas vidas. Material: uma bolinha de isopor, um giz, um vidrinho de remédio vazio, uma esponja e uma vasilha com água.
Descrição: Primeiro se explica que a água é a palavra de Deus e que o objeto somos nós, depois se coloca a água na vasilha, e alguém mergulha o isopor, após ver o que ocorre com o isopor, mergulhar o giz, depois a vidro de remédio e por último a esponja. 
Explicar que a água é a Palavra de Deus e os objetos somos nós. Dê um objeto para cada pessoa. Colocar 1º a bolinha de isopor na água. Refletir: o isopor não afunda e nem absorve a água. Como nós absorvemos a Palavra de Deus? Somos também impermeáveis? Mergulhar o giz na água. Refletir: o giz retém a água só para si, sem repartir. E nós? Encher de água o vidrinho de remédio. Despejar toda a água que ele se encheu. Refletir: o vidrinho tinha água só para passar para os outros, mas sem guardar nada para si mesmo. E nós ? Mergulhar a esponja e espremer a água. Refletir: a esponja absorve bem a água e mesmo espremendo ela continua molhada. Iluminação Bíblica: Is 40,8 ; Mt 7,24 ; 2Tm 3,16

Liliane Teixeira – liabte@hotmail.com – ( 62) 92431880

8- Comprimidos da fé
Material : Três copos com água. Três comprimidos efervescentes. (aqueles com envelope tipo sonrisal)
Execução: Coloque três copos com água sobre a mesa. Pegue três comprimidos efervescentes, ainda dentro da embalagem. Peça a atenção do grupo e coloque o primeiro comprimido com a embalagem ao lado do primeiro copo com água.
Coloque o segundo comprimido dentro do segundo copo, mas com a embalagem fechada. Por fim, retire o terceiro comprimido da embalagem e coloque-o dentro do terceiro copo com água.
Estimule a discussão com o grupo, com questões como:
Qual dos três comprimidos+copos faria mais efeito caso você estivesse passando mal e o bebesse?
Com qual dos três se parece a minha relação com Deus?
Eu permito que ele aja "sem embalagem" ou eu o deixo do lado de fora? Com qual dos três eu me pareço quando levo minha fé para fora da igreja? etc..
Textos bíblicos que você pode relacionar:
Parábola do semeador (Mc 4.1-9; Mt 13.1-9; Lc 8.4-8)
Parábola da candeia (Mc 4.21-25; Lc 8.16-18)
"Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Mc 16.15)

"Vós sois o templo onde habita Deus" "Eis que estou a porta e bato" (Ap. 3.20)

Liliane Teixeira – liabte@hotmail.com – ( 62) 92431880

7-  Destaque da Semana

Preparem um grande e decorado coração de isopor e nele colem a foto de uma pessoa que foi ou é destaque em sua igreja, seja em trabalhos dentro da igreja ou missionários, alguém que tenha feito algo que marcou durante a semana. Prepare frases especiais e recadinhos e cole no coração, junto à foto. No final de cada programa, convide a pessoa e apresente à igreja e mostre o coração. Fixe o coração no mural da igreja, ou numa parede ao fundo e deixe até o próximo programa, quando já deverá ter sido escolhido o(a) próximo(a) destaque. Fica sempre no ar quem será o próximo e aumenta a freqüência aos programas, bem como o trabalho, pois esperam ser o destaque.
Liliane Teixeira – liabte@hotmail.com – ( 62) 92431880


6-Conte Cantando
 (www.ideiasja.desenvolve.com.br)

Objetivo: Mostrar como difícil é servir a dois senhores

Material: 30 grãos

Desenvolvimento:

Chame os participantes para frente.

Escolha um corinho para eles cantarem (deve ser o mesmo hino para todos) Junte uns 30 grãos de feijão (ou qualquer outro grão). O participante deverá cantar um hino em voz audível para que todos os que estão assistindo escutem e ao mesmo tempo em que canta deverá mentalmente contar os grãos. Quando terminar de cantar o hino, ele deverá dizer quantos grãos ele contou. O facilitador deverá conferir para ver se realmente tem a quantidade que ele disse. Se não tiver a mesma quantidade, ele está fora. Aquele que no final tiver contado mais grãos este será o vencedor. 
Liliane Teixeira – liabte@hotmail.com – ( 62) 92431880



5-Tempestade de Ideias


Objetivo: Explorar o potencial criativo.

Material: Sentados em círculo

Procedimento : Papéis para todos

Tempestade de ideias é uma técnica que objetiva estimular a criatividade. Nessa técnica toda e qualquer espécie de crítica não será aceita e o enfoque será dado à quantidade de ideias apresentadas. Oriente que todos deverão aceitar ideias que surgirem mesmo as mais absurdas e que qualquer um poderá apresentar um aperfeiçoamento a uma ideia já exposta, se não quiser apresentar sua própria ideia. Distribua os papéis e proponha as questões:
-          Como poderemos melhorar o entrosamento dos novos convertidos?
-          Como poderemos melhorar a integração dos visitantes nas células?
Peça para escreverem o problema (apenas um) na folha e marque um minuto. Neste tempo deverão acrescentar ao mesmo todas as soluções, viáveis e inviáveis que surgirem. Após esse primeiro minuto, faça circular as folhas a cada minuto. Cada participante deverá ler o que o companheiro escreveu e fazer o mesmo. Ao final verbalize a experiência com o grupo.


4- Quem Falta? 


Objetivo: Identificar, por meio da observação, integração grupal.

Material: Vendas para os olhos.

Procedimento: Em pé e em circulo deixe que o grupo se entreolhe procurando memorizar quem está à direita e à esquerda. Depois todos devem colocar as vendas e se movimentar com liberdade pelo local. Após alguns minutos todos devem buscar refazer o círculo, segurando nas mãos uns dos outros sem tirar as vendas. Depois de reconstituído o círculo tire sutilmente alguns participantes do grupo. Solicite que tirem as vendas e tentem identificar qual companheiro está ausente. Este exercício pode ser repetido algumas vezes.

Tempo : 20minutos

Aplicação: Procure dedicar um tempo para a verbalização da experiência. Leia o texto “A liderança” para concluir a dinâmica. Os relacionamentos em muitos casos são extremamente passageiros. As pessoas passam por nossas igrejas e não nos dedicamos a conhece-las; às vezes nem sequer nos importamos com essas pessoas. O líder não pode ser alguém de relacionamentos esporádicos. O líder deve observar quem se aproxima da igreja e buscar conhecer logo no primeiro encontro. Para isso muitas vezes se torna importante ser alguém que cria situações de conhecimento, cria ambiente agradável ao visitante e aos irmãos, fazendo com que as pessoas saibam que são importantes. O texto que se segue deve ser analisado sob o ponto de vista da liderança e não do líder, considerando que o líder tem em seu caráter algumas características que se destacam por ser inerentes a sua pessoa.

A liderança.

A liderança tem de ser espontânea, emergente, surgida no meio social apenas para ajudar o grupo a resolver dificuldades. A única liderança necessária é a espontânea e não pode ser feita pela vontade autoritária de ninguém. Surge numa hora certa para desempenhar determinada função. Liderar é uma questão de originalidade e criatividade especifica. Nenhuma liderança pode se cristalizar. As lideranças são sucessivas, alternam-se em função da alternância de situações e crises, devem estar sempre disponíveis e, naturalmente são descartáveis.    Roberto Freire/ Fausto Brito.



3.   Balões cheios de Sonhos[1]
Material: balões coloridos um para cada participante
Objetivo: Aprender a depositar nas mãos de Deus os nossos sonhos
Desenvolvimento:
Forme um circulo com todos os participantes. Entregue um balão para cada pessoa.  Peça que encham os balões e imaginem que estão colocando seus sonhos, planos, anseios, desejos dentro deles. Depois de cheios e amarrados devem jogar para o ar como no vôlei. Devem compartilhar seus sonhos. Avise: não deixe seus sonhos cair.
Interrompa o compartilhar dos sonhos e peça para cada um ficar com um balão na mão. Pergunte: você está com os seus sonhos em suas mãos ou são os sonhos de outra pessoa? Seja como for os sonhos são muito importantes, cuidado.
Peça para os participantes colocarem os sonhos no chão e estourarem. Pergunte: Onde estão os sonhos agora? Foram embora? Morreram? Perderam-se? Estão no ar? (ouça as respostas).
Peça aos participantes que simulem estar entregando para Deus, colocando-se nas pontas dos pés e levantando os braços.
Aplicação: Nossos planos, anseios, sonhos e desejos não devem ficar guardados em nossas mãos e coração, devem ser entregues nas mãos de Deus.
[1] LARANJEIRA, Priscila. Atividades Recreativas para todas as idades.5ª ed.  Curitiba:A.D. Santos, 2010.
2.   Perguntas e Respostas.



Material: Perguntas e respostas recortadas (abaixo),



Objetivo: Sensibilizar e socializar.



Desenvolvimento:



Solicite que os participantes dividam-se em duas equipes de igual quantidade, uma linha defronte da outra. Para a equipe 1, distribua aleatoriamente os papeizinhos recortados e dobrados com perguntas. Para a equipe 2 distribua as respostas.

As equipes dialogarão em pares. Escolha um membro da equipe 1 e peça que leia a pergunta e outro da equipe 2 para ler a resposta. Surgirão combinações engraçadas e outras interessantes. Aproveite para trazer orientações adequadas ao seu grupo de discipulado. Após a última dupla ler a pergunta e resposta contida no papel, recolha os papeis separados (perguntas e respostas) e reinicie. Verbalize com o grupo as experiências vividas.



Tempo: 15 minutos

           

Aplicação: Esta atividade visa enriquecer o grupo através de relações estreitas e profundas, que proporcionam um trabalho mais dinâmico, em ambiente acolhedor. Nos momentos de descontração a atividade possibilita aos indivíduos  se abrirem  e cria predisposição para as demais atividades.

            As relações só se aprofundam quando nos revelamos, quando rompemos nossa própria fortaleza. Pensamos que estamos protegidos por trás das muralhas que construímos (Simão de Miranda, 1996).
 Imprima e recorte, coloque separadas:

Você é tolerante?                                    Sempre que estou sozinho(a)
Você é humilde?                                      Jamais! De jeito nenhum!
Você é responsável?                                Me acho muito velho para isto.
Você é pontual?                                       Sempre depois do culto.
Você é dinâmico?                                    Debaixo do chuveiro.
Você é cordial?                                        Em cima da casa.
Você é criativo?                                       Dentro da casa do cachorro!
Você é otimista?                                      Foi o que sempre quis!
Você é um conciliador?                           Debaixo da cama.
Você é perseverante?                             Debaixo do pé de manga.
Você é organizado?                                 Na hora da novela.
Você é feliz?                                            De manhã, à tarde e a noite.
Você tem muitos amigos?                       Com o guarda de trânsito
Você se irrita com facilidade?                Não tenho tempo para isso.

Essa dinâmica foi adaptada de: Simão de Miranda.Oficina de dinâmica de grupo. 1996



  1.   Trabalhando em Grupo

Material:  10 papéis dobrados em forma de sanfona (para um grupo de 30 pessoas)

Objetivo: Conhecer a importância de se trabalhar em coesão.

Tempo:  15 minutos

Desenvolvimento:

O grupo deve estar sentado em círculo. Distribuir as folhas dobradas em forma de sanfona. A primeira dobra deve conter uma das frases que se segue, ou outras conforme o contexto do seu grupo. Entregue a primeira folha para alguém, salte dois e entregue para o seguinte, e assim por diante. Peça para aqueles que têm o papel para ler a frase na primeira dobra e dar sequencia na dobra seguinte. Depois de ter escrito dobrar para trás e passar adiante a folha. O seguinte também dará continuação à frase inicial sem ler a anterior, que o colega completou. O texto será construído a partir da dobra recebida com a frase explicita. Depois que todos participaram recolha as folhas e redistribua aleatoriamente. Os que receberam lerão para o grupo. 
Neste exercício é preciso trabalhar em grupo, e para isso se faz necessário conhecer o pensamento direcionador, bem como contar com os membros da equipe para se alcançar os objetivos propostos. Através desta atividade pode-se perceber que se cada membro caminhar numa direção não haverá êxito, é preciso caminhar harmonicamente.

Essa dinâmica foi adaptada de: Simão de Miranda.Oficina de dinâmica de grupo. 1996


17 comentários:

  1. Ameiiii as dinamicas ,tenho certeza que será uma maravilhosa noite com as irmãs,td pra glória de DEUS!!obg pelas dicas que DEUS abenço vc ricamente com bençãos do ceu.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da dinamica dos balões, muito produtiva.

    ResponderExcluir
  3. Estou a procura de uma dinãmica sobre ministério, de como descobrir meu ministério. Vamos estudar sobre ministérios e gostaria de uma dinamica. Bjs e a Paz de Cristo para todos.

    ResponderExcluir
  4. excelente!!!! sou um tipo de líder que não me encanto por qualquer dinâmicas. quanto a essas dinâmicas, achei muito produtiva ,principalmente para adolescentes! deus o abençoe!!!

    ResponderExcluir
  5. ótimas, eu adorei, eu ensino na EBD infantil e estava procurando algo desse tipo.

    ResponderExcluir
  6. Na dinâmica trabalhando em grupo, qual é texto?

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito das dinâmicas que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  8. Amei as dinâmicas, que Deus continue te abençoando. sou professora de EBD e estava procurando justamente isso..

    ResponderExcluir
  9. Preciso de dinâmica sobre oração...por favor se tiver para jovens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro "Comprimidos para a fé" que está acima, ou colocar em capsulas os versículos sobre a oração conforme estudo bíblico.

      Excluir
  10. Você pode colocar as capsulas numa embalagem para remédio e acrescentar o rótulo com um nome sugestivo, e fazer junto com o grupo a bula do remédio constando a descrição, indicação e contra-indicação, além de como deve ser tomado.

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de uma dinâmica sobre o dia do pastor

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da dinâmica dos balões!

    ResponderExcluir
  13. bom eu gostei de todas mais eu queria uma que falasse do amor de Deus por nóis ou algo referente a isso... se alguém tiver pf fale comigo,,,rsrs

    ResponderExcluir
  14. bom eu gostei de todas... mais eu queria uma que falasse do amor de Deus por nós ou algo referente,,,, quem souber de alguma me comunique por favor....

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelas dinâmicas, nossa EBD tem sido beneficiada com elas. Deus continue vos abençoando. Diomedes (Parnamirim - Rn)

    ResponderExcluir